sexta-feira, junho 29, 2007

Palhaçe das arts

Deixa eu contar que já fui guia de exposições de arte. Sim, eu trabalhei com isso durante um breve período da vida, porque tenho um conhecimento até "razoável" de artes plásticas. Eu andava pela exposição, explicava as técnicas e os conceitos (ou enfim, nem tudo tem conceito nessa vida, eu apontava a obra e dizia "observem" haha). Na maioria das vezes as obras eram terríveis, e o melhor era guiar os grupos de crianças. Elas eram as mais honestas para dizer "mas tia, isso é muito feio". Eu dava risada, e dizia baixinho, "pois é, eu também acho".

Eu tenho paixão especial por arte ruim. Queria montar uma exposição com os quadros mais horrendos do mundo e ser guia dela. Levar as pessoas por corredores repletos de porcarias e dizer "meu bem , isso é tão bom que rende assunto". Porque rende mesmo. E é válido como arte sim. Sem pretensão, é uma bosta, mas o povo pinta e assina embaixo.

Quadros de palhaço são os mais interessantes, e em minha exposição trash, eu teria um hall especial só para eles. Trago para vocês, uma série de "Os Novos Palhaços". Contemporâneo, kitsch? Um lixo? Eu acho avant garde. Tirados da galeria do "Mercado Livre"


Título: Contorcionista de Chernobyl. Técnica: Óleo Liza sobre tela.

Eu acho fantástico como o cubismo de Picasso marca até hoje as criações dos artistas. Olhe a musculatura de um ser humano que foi exposto a quantias exorbitantes de Césio. Por favor, eu sei que a bunda em forma de bola é um tanto eloqüente, mas tente olhar para os outros lados deste quadro. A mão. Parece a mão do Mickey Mouse. É uma crítica ao consumo? O nariz, um pimentão verde, uma crítica aos alimentos geneticamente manipulados? Eu não consigo desviar os olhos da bunda vermelha gigante, esta mulher está para partir a coluna em dois devido ao peso das nádegas mutantes. E mesmo assim, em um esforço final, segura entre os pés, uma singela maçã. O fruto proibido.

Título: Quem é a palhaça? Técnica: Tinta Plástica Gato Preto sobre tela

Esta mulher sofre. Ela tem raiva. Foi feita de palhaça anos seguidos por homens cachorros. E assumiu seu lado. "Já que pra viver na palhaçada, eu serei uma palhaça". E aí está. Pela posição murcha da boca podemos imaginar que ela vai dizer "qui qui foi? qui qui você qué? homem é tudo igual". Derramaram um copo de suco de tomate na cabeça dela. Mas ela não se importa. nada nesta vida importa, ela é uma palhaça. Gostei da adição de pontilismo na gravata e na camisa. Foi o máximo que o artista conseguiu. "Ah cansei destas porras destes pontinhos" e continuou pintando com o dedo mesmo.

Cada quadro custa 20 reais, mas estão em lance livre. Corra e pegue o seu.
Se eu tivesse dinheiro eu comprava, juro. Juro mesmo. Teria orgulho de mostrar para os meus amigos e dizer "Eu comprei este troço por vinte reais". E passaria a noite tomando cervejas e rindo sozinha, olhando para eles.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial