terça-feira, agosto 14, 2007

Escolinha de arte

Neste blog eu não falo só de celebridades ou de moda, mas de coisas que considero relevantes para se ter bom-gosto e senso estético, e de certa forma mostrar um pouco da "trasheira" de quem não tem. Por isso gosto de falar de artes plásticas também.

Existem pessoas que, para aprender a pintar, copiam o estilo de algum artista famoso. Copiar Rafael ou Velasquez não é lá muito fácil. Então a maioria copia aqueles que influenciaram os movimentos expressionistas, modernistas, etc. porque estes possuem traços e pinceladas "teoricamente" mais simples. Tipo Degas ou Van Gogh. O problema é que, apesar de parecer que tais artistas não tinham o preciosismo da pintura clássica, ou seja, eles pareciam não saber desenhar, é muito pelo contrário. Na arte, para desconstruir alguma coisa é preciso saber construí-la perfeitamente.

Então, o sujeito entra naquelas aulas de "pintura com tinta acrílica" da lojinha de produtos para artesanato e acha que virou artista. Só que ele não sabe desenhar. Para facilitar ele pensa "há, um monte de artista não sabe desenhar". Aí ele compra um livro da Taschen que está em promoção na Saraiva e tenta reproduzir um Van Gogh. E me faz isso:


O verdadeiro Van Gogh é este aqui:

Dá pra notar que escolha de cores, força e direção de pinceladas, proporções e elementos estão completamente distorcidos? O cara até enfiou uns velejadores nos barcos de trás. Provavelemente pensou "há, o Van Gogh esqueceu que barcos não andam sozinhos!" e pintou sombras enormes dentro dos barcos. Lá ao fundo, o pintor tosquista enfiou umas árvores para dar "um up" no horizonte. Sem contar que ele transformou o barca da frente em algo que mais parece um chapéu amassado.

Olha, eu entendo que o cara pode estar aprendendo. Mas se o tosco enfia uma cópia malfeita de um Van Gogh (o que já é imbecil) para ser vendida no mercado livre por 200 reais, ele está achando que ficou bom.

E eu estou achando que ficou uma bela bosta.
Por 200 reais você compra coisas muito mais decentes pra pendurar na parede.
Aliás de graça você consegue algo melhor pra pendurar na parede. Por exemplo, um papel de bandeja do Mc. Donalds com passatempos, pendurado na sala de jantar com uma fita crepe, fica melhor do que esse quadro.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial