quarta-feira, junho 13, 2007

Féxion Uique

Recebi alguns convites de amigos para ir ao SPFW. A todos, fiz a mesma pergunta: "Vou ganhar algum brinde? Só vou se ganhar alguma coisa de graça.".

Pois é, tenho muita preguiça daquilo tudo. Sei lá, é muito deslumbramento, é muita gente andando de óculos escuros em ambientes fechados, fazendo cara de blasée. É muito stand que chamam de "lounge" servindo cerveja quente e canapés de massa folheada.

Os desfiles. Ah, os desfiles. Desfiles que atrasam uma hora porque determinada celebridade ainda não chegou, eu pasmo. Pas-mo. Como assim? Quem é o elemento central do desfile, minha gente? O DESFILE PORRA não a Deborah Secco na primeira fila comentando sobre seu papel na novela das sete. Mas aqui é assim.

Aí eu acompanho os tais desfiles. Vejo fotos, vídeos, entrevistas. E sabe, eu me frustro demais com a moda brasileira. Eu não sou profissional nem nada, conheço algumas coisas, e talvez não seja a pessoa mais indicada para comentar seriamente.

Falar de moda sem soar feito uma imbecil é difícil. As descrições dos estilistas sobre suas inspirações geralmente me fazem rir. Veja uma (não citarei o nome do estilista para não me ferrar depois). Retirada do anexo do SPFW que veio no Estadão:

Inspiração: "Jogo de construção e desconstrução de elementos da fauna brasileira em extinção. Glamour e miscigenação"

COMO É QUE É AMIGA? Desconstrução da fauna em extinção? Imagino os colunistas de moda sobre o desfile "Olha, ela usou o look as patas do lobo guará para criar essas polainas peludinhas, e chapéu de mico leão dourado arrasou a passarela. Divino. Super conceitual!"

Arrã.

E eles renomeam as cores. Não existe Preto, verde, cinza, vermelho. É "preto caviar" "menta" "rato" "araçá". E uma cor que li aqui que se chama "flor tropical". Que diabos?

E que complicado, quando eu vejo um desfile, penso "poxa, esse short é bacana" "essa blusinha, gostei" "Olha, essa saia fica bem". E só. E só! Não fico encantada com um conceito, com algo maior. Eu gosto de uma peça e chuns. É muita modinha de loja, muita "blusinha e calça jeans" pro meu gosto. Falta corte, caimento, estrutura, conceitão. Falta inspiração de verdade. É um ou outro que consegue, mas não constrói um nome em cima disso. Não há furor no desfile.

Nesse aspecto este país ainda engatinha e está longe de ficar de pé, no salto.

Se me perguntarem "o que você quer?" vou relembrar do desfile mais fantástico que já vi na vida: Alexander McQueen, inspirado no filme "A Noite dos Desesperados" criou vestidos bárbaros em uma apresentação inesquecível. Moda é isso aí, o resto é "modinha".

Vou colocar o link pro vídeo no youtube AQUI.

E breve, aqui no blog, algumas análises das coleções primavera/verão 2007 que surgirão no SPFW.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial