terça-feira, março 11, 2008

Páscoa nem só de chocolate

Páscoa não é minha festividade favorita. Algumas pessoas podem estranhar e inclusive achar que eu não sou um ser humano, e sim algo criado em um tubo de ensaio no laboratório da Monsanto: admito que não gosto de chocolate. Na verdade não gosto muito de doces.

Mas a questão do post não é isso. É lembrar que a Páscoa, a data mais doce do ano, não é feita só de toneladas de cacau nem de matérias clichê na TV de como "se faz um ovo de chocolate" e todo mundo batendo a cabeça em ovo naquelas lojas com o teto forrado de embalagens brilhantes.

São os malditos artesanatos. Nada contra a arte de fazer algo em casa com cola quente, biscuit ou papel alumínio. Creio que existe muita gente talentosa que faz artesanato. O fato é que invariavelmente o artesanato tosco invade nossas vidas também neste período. Certa vez minha ex-sogra me presenteou com um coelho de pelúcia horrendo e deformado. O bicho vesgo segurava um ovo de chocolate hidrogenado (aquele que você mastiga, cola no céu da boca e só sai bochechando com querosene). Agradeci e depois de 5 taças de vinho tive a impressão que aquele pequeno animal repleto de cola quente no focinho se transformaria no coelho assassino do Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado. Sim, ele viria direto pra minha jugular. Joguei o coelho pela janela e o cachorro da vizinha se esbaldou.

Para exemplificar, são estas propostas de artesanato que me incomodam:


Quer dizer que uma coelhinha cheia de metanfetamina na cabeça é supostamente bonitinha? Uma coelha drogada segurando uma cenoura libidinosamente próxima à sua genitália é uma coisa meiga?

A garrafa PET é uma maldição moderna. Se não está por aí poluindo o planeta, é utilizada para fazer as peças mais cagadas de artesanato do universo. Isso é pra ser bonito? Uma garrafa cortada e amassada cheia de bombons é um bom presente? Uma caixa de sapato forrada com anúncios de carros usados é mais atraente que este "pote ecologicamente correto". Detalhe para a tampa: "se eu colar um pedaço de cartolina nem vai aparecer a marca da Schin Cola....". Me poupem.


E aí está. A pessoa sabe desenhar um círculo e acredita que pode fazer uma pintura bonita, com sombras, texturas e profundidade. Dava para a cabeça deste coelho ser um pouco mais torta? A pessoa pintou um pedaço da cabeça e esqueceu que do outro lado tinha mais uma orelha "ah se eu puxar mais um pedaço ninguém nota" e lá vai. E o coelho parece ter crescido em meio aos resquícios de um acidente atômico. Nunca vi um coelho sentado assim, muito menos um coelho com dedos "deprimidos" nos pés. Aquilo atrás dele me deixa em dúvida: seria o rabo do animal ou o coelho de Chernobyl está botando um ovo de espuma? Nem comento o que este troço marrom "escorrendo" da tampa da caixa me faz lembrar, mas tem a ver com algo que bebês deixam em suas fraldas.

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial