segunda-feira, agosto 06, 2007

Procurando Nemo

Perto do meu trabalho existe um restaurante por quilo onde as paredes estão repletas de quadros horrendos. Quando eu ia lá na hora do almoço, passava boa parte do meu tempo fazendo análise dos quadros, enquanto meus colegas riam e engasgavam com arroz. Eu deixei de almoçar lá, não pelos quadros, mas porque o tiozão que fica no caixa, o dono do restaurante, tem aquela unha grande no dedo mindinho saca? E é comprida, amarelada, anti-higiênica. Fiquei com nojo de comer lá de novo. A autora dos quadros é a esposa dele, que inclusive coloca os preços na borda das obras. Tinha um lá de um palhaço com um tambor que eu só não comprei porque ela queria 300 reais, e com esse dinheiro eu prefiro comprar sapatos.

Uma coisa que me chama a atenção em artistas do movimento "tosquista" é a inspiração em golfinhos ou temas marítimos. Só no MercadoLivre encontrei vários, e cá estamos fazendo nossa visita mais uma vez a Galeria dos Horrores Acrilex.

Dois golfinhos da espécie "cabeça de nádega" saltam de uma massa azul. É uma pena que suas caudas estejam presas em uma rede de pescar. Apesar da morte certa, os dois estão alegres e sorridentes. Talvez estejam cogitando a idéia que serão capturados para trabalharem nos parques temáticos do Bush Gardens, alimentados dez vezes por dia com peixes frescos e levantando loiras peitudas em suas costas. O mundo ideal dos golfinhos.

Esta espécie de golfinho é uma mutação chamada "golfo-baleia-morsa". O da direita, menor, comeu lixo tóxico e ficou sem olhos. Uma de suas nadadeiras tornou-se pontuda como um furador de gelo, transformando este ser amigável das águas em uma máquina de matar. Se você não se preocupa com os golfinhos, é melhor começar a cogitar a idéia de golfinhos mutantes assassinos vindo bater à sua porta com lanças apontadas para sua cabeça. NÃO JOGUE LIXO NO MAR! NÃO COMA ATUM!

Estes golfinhos estão em uma suruba daquelas. Já leram o kama sutra até de cabeça pra baixo e colocam tudo em prática. Aquele monte de fios brancos perto das nadadeiras, você consegue imaginar o que são? Ora meu inocente amigo, de onde acha que os golfinhos nascem? Aquilo é resultado líquido de uma noitada de paixão. Mas opa, quem é aquele golfinho lá atrás sem olhos? Lembram-se do quadro anterior? Pois é, o golfinho mutante já começou a se reproduzir.

Quem não gosta de ver uma mulher-peixe? As sereias instigam a imaginação dos marinheiros e dos sujeitos que ficam excitados dentro da peixaria. O peixe alaranjado está um tanto quanto assustado com os seios da sereia dos cabelos de anêmona frita. A sereia botou um ovo dentro da ostra, à espera de seu bebê-peixe. Um polvo gigante verde, cujo somente os tentáculos aparecem no quadro, trouxe bolas de basquete de presente para o pimpolho. Pois é meu amigo, agora você já sabe o que acontece no fundo do rio Tietê.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial