quinta-feira, março 27, 2008

À milanesa

Em 2002 eu estive na Itália. Fiquei um mês lá rodando entre cidades históricas, museus, igrejas... Passei por Veneza, Florença, Roma... Toda aquela história. Minha última parada foi em Milão. Minha viagem foi muito bacana, com a grana contada eu fiz pouquíssimas compras, mas com tanta coisa bacana pra ver e fazer, eu nem pensei muito no consumo.

Até o dia em que pisei em Milão. É uma cidade bem diferente do resto da Itália, a maneira como as pessoas se comportam, o ambiente. A Itália tem toda aquela carga histórica, as pessoas em geral são bem caricatas, sim elas falam alto, os homens são todos sem-vergonha, muita gente grossa e ninguém quase fala inglês. Mas Milão é diferente, é mais cosmopolita, mesmo com suas relíquias de tempos passados, ela é nova. Foi lá que eu resolvi por em prática meu plano de pobre.

Já que eu só tinha dinheiro para comer, pagar o hotel e entrada de museu, e estava cercada com todas aquelas lojas de roupas chiquérrimas, resolvi fazer a íntima com o luxo. Um belo dia coloquei o melhor modelón eu fui à belíssima (e cara!) Galleria Vittorio Emanuelle, tomei um café espresso de 16 reais (na época o euro era 2 reais) depois entrei nas lojas e comecei a provar sapatos. Eram sapatos de dois mil reais, preço mínimo, não podia comprá-los, mas a alegria de prová-los já era suficiente. As atendentes das lojas eram muito simpáticas, e o que tinha de japonesa levando mil sacolas não é mole. Entrei em uma loja da D&G, e fiquei abismada ao ver uma regatinha chinfra de algodão com um silk horrível por 200 euros. Aliás, a loja da D&G que eu fui parecia uma Colcci, era blusinha, casaquinho, vestidinho... Tudo "inho". Achei cafona.

Minha emoção foi entrar na Prada, tinha acabado de chegar a coleção primavera/verão. Provei um dos sapatos mais fofos do universo, e me despedi dele com um "adeus" doído de quem não dispunha de 1.800 euros para levá-lo. Apesar do miserê meu dia de "fake rich" valeu a pena, me diverti. Por muitas vezes me pego ainda hoje abrindo sites sobre Milão, vendo fotos dos lugares e das ruas que passei, só pra lembrar da experiência.

Essa é a Galleria Vittorio. E a loja da Prada onde provei o sapato fofo.

Em abril agora começa a o Salão do Móvel de Milão, muitos sites acompanham os acontecimentos e este site aqui, vai reportar todos os eventos envolvendo a cidade durante todo o Salão. Eu acho mais interessante do que a Semana de Moda de Milão, principalmente porque aparecem mais fotos da cidade, acontecimentos envolvendo arte e design, do que nas passarelas. Não que eu não goste dos desfiles (muito pelo contrário), mas a cidade em si, já é um espetáculo.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial