terça-feira, dezembro 18, 2007

Jingle all the way

Recebi alguns emails preguntando sobre presentes para o Natal, amigo secreto (ou oculto) e tudo que envolve o ato de entregar pacote com laços coloridos para alguém.

Amigo secreto é uma convenção dos tempos. Ninguém tem dinheiro pra presentear todos, então presenteia um indivíduo sorteado aleatoriamente. Democrático mas muito, muito chato. Principalmente se você tirou uma pessoa com a qual não tem afeição nenhuma. Tipo "o Jorge da contabilidade" ou a "Mirtes do almoxarifado".

"Presente tosco não!"

Abranger algo "que todo mundo gosta" não é nada fácil, mas lembre-se da "neutralidade". Primeiro, não são seus amigos íntimos, então o presente não precisa ser inesquecível. Vá no mais básico, sempre.

O que recomendo para presentear e o que não recomendo, nestes casos.

Livros, CDs, DVDs: Primeiro é preciso saber o grau de cultura dessa pessoa. Não adianta dar um livro se a pessoa não for ler, ou um filme que não vai entender. Se você não conhece, fica difícil. Aí vai dar um livro de simples entendimento? Tipo, O ABC do Patinho, não rola. O que você considera um filme bom o Jorge da contabilidade pode odiar. Então vamos tirar o cavalinho do mundo cultural.

Roupas: Uma camisa lisa para o homem, uma blusa básica pra mulher. Tudo branco ou preto que é pra não errar. Cores que todo mundo usa. Não deixa de ser uma idéia válida, mas não há alegria em entregar um presente desses e nem receber. É o simples "toma, acaba logo com isso". O problema é se escolher do tamanho errado. Ninguém tem paciência pra ir na loja trocar presente. E no fim do ano, geralmente as coisas esgotam, é bom ter certeza de não errar o tamanho. E meias, gravatas e roupas íntimas, nem pensar.

Objetos de decoração: Valem para ambos os sexos e podem ser uma mão na roda. Porta-retratos por exemplo, são coisas bacanas, todo mundo usa e não é chato receber. Cuidado com presentes artesanais, tipo coisas feitas de jornal ou palito de sorvete. Tudo deve ser o mais neutro possível.

Agendas e artigos de papelaria: Tudo depende da pessoa a ser presenteada. Ganhar canetas e agendas... Eu por exemplo não tenho o hábito de usar agenda. É um negócio arriscado, mesmo que pareça útil a você, pode não ser para os outros.

Vale-presente: Eu nunca ganhei um vale-presente, mas acho que dependendo da loja e de como o vale é entregue, dá pra fazer uma graça. Como é algo muito "medido" em valores, é um tanto deselegante. Então se quiser entrar nessa, junto com o vale-presente é mais interessante entregar um cartão e algum pequeno mimo, tipo chocolates ou um vaso de flores. Pro sujeito não sair de mãos abanando.

Bebidas alcoóolicas: Pode ser muito desagradável se a pessoa não bebe. Tente ao menos descobrir isso. E somente Whisky e Vinho hein, não vá me empacotar uma garrafa de vodka. Eu adoro vodka, mas não é presente bom para um completo desconhecido.

Perfume: Não, não não e não. Nunca dê perfume para quem não conhece bem. É erro na certa.

Minha recomendação:

Cada um sabe quem é mais difícil para presentear. Com eu sou mulher, acho mais fácil presentar mulheres. Homens de mais idade, héteros e sérios são os mais complicados em minha opinião.

Mulheres:Para mulheres eu recomendo kits de banho, tipo da Lush ou da L'Occitane, que são ótimos. Maquiagem também é interessante, mas escolha produtos sem cores fortes. Um blush rosa malva, um rímel e um gloss clarinho cor de boca, fazem um bom conjunto. Se a mulher presenteada tiver a pele negra, escolha blush com brilho dourado que fica bárbaro.

Homens: Existem vários produtos para homens nas lojas que citei. Calmantes para a pele, pós barba, sabonetes líquidos. Acho que é preconceito achar que homem hétero e mais velho não tem vaidade. Todo homem faz barba e gosta de sentir a pele do rosto macia. Isso é um denominador comum bastante válido para presentear.

Espero ter ajudado os leitores que pediram dicas. Se tiverem dúvidas, meu email está à disposição!

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial